Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

Actualmente, são cada vez mais as pessoas que fzem a sua própria horta biológica na varanda ou no jardim, sendo que algumas vezes não conseguem consumir a totalidade dos legumes porque estes se estragam... Por outro lado, pessoas que vivam sozinhas, e mesmo não tendo hortas em casa, têm alguma dificuldade em consumir alguns legumes antes destes murcharem. 

 

O que fazer nesta situação? Branqueamento e Congelação!

 

Se sabe que os legumes que tem em casa se vão estragar antes de os consumir na totalidade, recorra à técnica do congelamento para garantir uma diminuição do desperdício. Basta fazer os seguintes passos:

1. Só se congela os legumes frescos, não se aplica àqueles que já estão a murchar;

2. Lave muito bem os legumes e arranje-os como se os fosse cozinhar;

3. Depois de lavados faça o branqueamento: coloque os legumes num recipiente com água a ferver por cerca de 3 minutos (faça pequenas quantidades de cada vez - cerca de 500g);

4. De seguida, arrefeça imediatamente os legumes, colocando-os em água fria corrente;

5. Escorra os legumes e seque-os com papel absrovente que não largue pelos;

6. Em sacos de plástico ou em caixas de plástico coloque os legumes de acordo com as doses que irão ser consumidas. Junte o nome do legume e a data da congelação.

7. Coloque na arca congeladora que deverá apresentar temperaturas iguais ou superiores a 18oC.

 

Esta técnica permite que sejam conservadas propriedades essênciais dos alimentos, como o sabor, a cor, o aroma e o valor nutricional. Sempre que for consumir estes legumes não precisa de os descongelar previamente, deverá apenas colocá-los directamente no recipiente onde serão cozinhados.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Mais sobre mim

foto do autor


Marcação de Consultas e/ou Esclarecimento de Dúvidas

diana.educacaoalimentar@gmail.com