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Um dos principais problemas de más escolhas alimentares é o facto das pessoas ainda não saberem como interpretar os rótulos dos produtos que compram. Por outro lado, as pessoas que analisam rótulos alimentares ficam muitas vezes apenas singidas ao valor calórico do produto, não dando atenção a outros promenores. A minha sugestão passa por chamar a atenção aquilo que se deve ter em conta e, acima de tudo, pedir para que perca um pouco do seu tempo a analisar os rótulos e decidir qual dos produtos é mais saudáveis!

 

Porção: quantidade média recomendada para consumir do alimento para que se tenha uma alimentação equilibrada e saudável.

 

% VD: percentagem que o produto tem de energia e nutrientes para um gasto energético médio diário de 2000Kcal.

 

Valor Energético: quantidade de calorias do produto (por vezes, também aparece em KJ) 1Kcal=4,2KJ

 

Glúcidos: componentes alimentares que fornecem energia ao nosso organismo e, quando este não os elimina totalmente, são armazenadas sob a forma de gordura.

 

Proteínas: componentes alimentares que actuam na construção e manutenção de tecidos do nosso organismo.

 

Gorduras Totais: componente que merece muita atenção pois indica-nos o valor de todas as gorduras existentes no produto, sejam as de origem vegetal como as de origem animal. O seu consumo excessivo contribui para o aumento de peso.

 

Gorduras Saturadas: gorduras que contribuem para problemas cardiovasculares.

 

Gorduras Trans: gorduras que devem ser evitadas pois também prejudicam o bom funcionamento do coração.

 

Fibra Alimentar: nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, pois ajudam a controlar os valores de açúcar no sangue, são benéficas para o colesterol, fornecem uma maior sensação de saciedade e promovem o bom funcionamento do trânsito intestinal. 

 

Sódio: presente no sal, o sódio em excesso é prejudicial à nossa saúde, provocando hipertensão. O consumo de sódio deve ser reduzido.

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