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"Mas o açúcar presente nas frutas é igual ao açúcar que adiccionamos ao nosso café?"

 

A resposta a esta questão é NÃO! Existem vários tipos de açúcares, sendo que o açúcar existentes nas frutas denomina-se de Frutose e o açúcar que habitualmente utilizamos em casa para adoçar a nossa comida é chamada por sacarose. E agora surge outra pergunta: "Qual é a diferença entre a Frutose e a Sacarose?".

Ambos têm o poder de adoçar os alimentos, mas as suas diferenças são inúmeras. A frutose existe naturalmente nas frutas e legumes, sendo por isso considerada como "açúcar natural". Este açúcar que já se encontra à venda em muitos supermercados caracteriza-se essencialmente por ser muito mais doce do que a sacarose, o que faz com que as pessoas adicionem menos quantidades de frutose nos alimentos do que adicionariam de sacarose. Para além disso, a frutose tem um baixo índice glicémico, ou seja, não provoca subidas acentuadas de açúcar no sangue uma vez que a sua velocidade de absorção é lenta. A sacarose, obtida através da cana-de-açúcar, caracteriza-se por ser absorvida rapidamente pelo nosso organismo, estando muitas vezes na origem de picos de açúcar no sangue. 

 

"Sendo assim devo optar por adoçar a minha comida com Frutose ou com o 'Açúcar do costume'?"

 

Na verdade, desde que o consumo não seja exagerado pode optar-se por qualquer uma das duas opções. Contudo, alguns estudos têm demonstrado que o consumo de frutose aumenta a produção de gordura no fígado e consequentemente está na origem de muitos casos de obesidade. Por isso, se quiser continuar a consumir o seu habitual açúcar de cana não tem problema nenhum, desde que não exagere na dose diária!

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