Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Batata Doce

19.11.13

 

 

A batata doce, muitas vezes esquecida em Portugal para a confecção de pratos mais saudáveis, é uma espécie de tubérculo com um sabor adocicado que se pode encontrar em muitos supermercados. Sendo nutricionalmente idêntica à batata, a batata doce apresenta indices superiores de vitamina A, C e E, ácido fólico e sódio. Para além disso, a batata doce também apresenta elevado teor em potássio, manganês, cobre, fibra, vitamina B6 e ferro. A grande diferença entre ambas deve-se ao facto da batata doce ser mais calórica mas apresentar menor quantidade de glúcidos com elevado índice glicémico. 

Desta forma, a batata doce tem funções antioxidantes, promove uma acção anti-alérgica e fortalece o sistema imunitário, aumenta o bom humor e tem funções hipotensoras. Por outro lado, promove a redução da glicémia em diabéticos tipo 2, ajuda no tratamento de doenças gastrointestinais e tem uma acção quimiopreventiva. Estudos comprovam que a batata doce é um óptimo aliado em casos de obesidade uma vez que por ter um elevado teor em glúcidos complexos, proporciona um maior grau de saciedade. 

Este tubérculo é muito aconselhado para desportistas, especialmente para ser consumida antes do treino, uma vez que é absorvida lentamente pelo organismo proporcionando energia estável durante toda a actividade física. 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Marcação de Consultas e/ou Esclarecimento de Dúvidas

diana.educacaoalimentar@gmail.com