Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

 

A Diabetes é uma doença que se caracteriza pelos elevados níveis de glucose no sangue. Sempre que uma pessoa come, os níveis de glucose do sangue aumentam e, numa pessoa que não tenha diabetes, essa glucose é armazenada no fígado ou nos músculos. Contudo, quando uma pessoa é diabética, a glucose não é armazenada e continua a circular no sangue até ser finalmente excretada pela urina. A Diabetes Mellitus é uma doença hereditária mas também pode ser causada por factores modificáveis como a obesidade, sedentarismo e maus hábitos de alimentação. 

A diabetes é uma doença que pode ser controlada com pequenas mudanças de hábitos de vida, nomeadamente coma adopção de estilos de vida mais activos (caminhe pelo menos 30 minutos por dia), com uma alimentação mais equilibrada e com o controlo adequado de peso.

Assim sendo, um diabético não deve consumir mais do que 4 peças de fruta diariamente, sendo que esta não deve ser ingerida de forma isolada mas sim sempre acompanhada com alimentos ricos em fibra pois a fibra torna a absorção de açúcar mais lenta, evitando grandes picos de glicémia. Por outro lado, os diabéticos devem moderar o consumo de proteína pois têm maior risco de desenvolver insuficiência renal, não sendo aconselhável o consumo excessivo deste macronutriente. 

Para quem pensa que um diabético está extritamente proíbido de consumir doces, desengane-se! Um diabético deve reduzir o consumo destes produtos, sendo sugerido um consumo ocasional (em festas, por exemplo) e não diário, bem como deverá sempre ser feito no final das refeições para não sofrer picos de glicémia. Também a água apresenta um papel muito importante para a diminuição dos níveis de glicémia no sangue, sendo que os diabéticos devem beber 1,5L a 2L de água diariamente.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Marcação de Consultas e/ou Esclarecimento de Dúvidas

diana.educacaoalimentar@gmail.com