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A melancia é uma fruta típica do tempo quente e uma óptima aliada para as pessoas que a consomem! Muito rica do ponto de vista nutricional, são de destacar as suas características hidratantes uma vez que é composta por 90% de água. Por outro lado, a melancia é uma fruta com poucas calorias (cerca de 24Kcal por 100g) e um grande poder saciante, o que torna o seu consumo benéfico para quem quer perder peso. O facto de ser também rica em antioxidantes faz com que esta fruta nos proteja contra os radicais livres, prevenindo a ocorrência de vários cancros como o da próstata. Para além disso, a melancia é um diurético natural que evita a retenção de liquidos e ajuda a limpar as toxinas presentes no nosso organismo.

Mas existem outras características mais especificas nesta fruta do tempo quente! No que diz respeito aos homens, a melancia pode ser uma excelente aliada se estes consumirem as suas sementes, uma vez que as mesmas ajudam a prevenir a disfunção erétil e a garantir uma melhor saúde da próstata. Para consumir as sementes de melância pode sempre coloca-las em sumos ou batidos de melância, onde as sementes são trituradas. 

Assim sendo, este ano não se esqueça de incluir a melancia na sua alimentação nos dias quentes!

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Parece que os dias quentes vieram para ficar, por isso é importante ter ainda mais cuidados com a sua alimentação!

 

1. Aumente o consumo de água e infusões sem açúcar para 2L/dia - Com o calor perdemos mais água e minerais através do suor, razão pela qual se deve aumentar a hidratação do nosso corpo para compensar.

 

2. Evite refeições mais pesadas e gordurosas - O calor faz com que o nosso metabolismo basal diminua e consequentemente se gaste menos energia, razão pela qual também devemos ingerir menor quantidade calórica.

 

3. Use e Abuse de Legumes Frescos - As saladas são muito benéficas para a nossa saúde, pois para além de serem baixos em calorias, os legumes frescos têm uma maior riqueza nutricional do que os cozinhados.

 

4. Prefira os Sorvetes de Fruta - E porque não experimentar os antigos gelados de gelo e fruta?! Ajudam a hidratar e são menos calóricos!

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Hoje é noite de S.António, ou seja, noite de sardinha assada a pingar o pão e caldo verde, sempre acompanhados pela cerveja. Nestas épocas festivas não se pensa em hábitos alimentares saudáveis mas o que é facto é que a Rainha dos Santos Populares é um peixe com uma riqueza nutricional inigualável.

A sardinha, tão tipicamente portuguesa, apresenta elevados valores de ómega-3, um ácido gordo essencial que contribui positivamente para a prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição do risco de desenvolver doenças como a Parkison ou Alzheimer, previne a arterosclerose e ajuda a controlar a pressão arterial.

Por isso, hoje à noite quando comer sardinha vai ter mais motivos para celebrar!

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Vitamina C

05.06.14

 

 

A Vitamina C é um nutriente essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, nomeadamente no que diz respeito ao fortalecimento do nosso sistema imunitário, regulação do metabolismo e formação de tecidos. Contudo, é importante ter consciência que a Vitamina C em excesso pode ter consequências nefastas como, por exemplo, contribuindo para distúrbios intestinais, anemia e aumento da fragilidade perante problemas de saúde como gripes, bronquites e pneumonias. 

Mais uma vez volto a relembrar que uma alimentação saudável se baseia não só na quantidade de calorias ingeridas como também na quantidade de nutrientes, sendo por isso importante respeitar as doses diárias recomendadas. Não se esqueça que até o melhor alimento se pode tornar nefasto para a nossa saúde quando consumido em excesso!

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A beterraba é um dos vegetais mais conceituados actualmente devido à sua grande riqueza nutricional, mas será que toda a gente conhece o potencial deste alimento?

Na verdade, a beterraba apresenta-se como uma boa fonte de vitaminas A, K, C, E e vitaminas do complexo B, ao mesmo tempo que é rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio, cobre a manganês. Contudo, a sua principal características deve-se ao facto da beterraba ser dos legumes que apresentam maior potencial antioxidante (por ser constituída por licopena e caratonóides, entre outras substâncias antioxidantes).

Assim sendo, o consumo de beterraba está associado à diminuição/prevenção de problemas cardiovasculares e alguns tipos de cancro (da pele, dos pulmões e do fígado), fortalecimento do sistema imunológico, estimulação do bom funcionamento do sistema nervoso, prevenção/tratamento de anemias e auxilio no processo digestivo. Por outro lado, a beterraba é muito aconselhada aquando da prática de exercício físico pois esta ajuda a controlar as contrações muscular, sendo que sempre que é consumida após o treino ajuda a recuparação dos músculos através da reposição dos níveis de potássio no sangue. 

A beterraba pode ser consumida crua (em saladas ou batidos) ou cozinhada (sempre que cozinhar a beterraba deixe-a levar a pele para evitar que a cor avermelhada da mesma se espalhe por toda a panela).

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A Ortorexia é uma perturbação do comportamento alimentar que leva as pessoas a desenvolver uma constante preocupação relativamente à pureza dos alimentos que ingere. Assim sendo, se inicialmente as pessoas apresentam apenas alguma restrição alimentar, com o passar do tempo essa restrição começa a ser elevada contribuindo para grandes carências nutricionais.

Geralmente, as pessoas que sofrem de ortorexia apresentam sinais como o facto de se preocuparem em comer apenas alimentos saudáveis, culpabilizando-se cada vez que "fogem" desse regime, lêem com máxima atenção os ingredientes de todos os alimentos e querem constantemente perder peso.

Apesar de ser uma perturbação do comportamento alimentar conhecida recentemente, sabe-se que a ortorexia provoca graves estados de euforia e ansiedade, tal como outros problemas de saúde mais graves relacionados com a grande restrição nutricional.

 

Relembro que perder peso é possível de forma equilibrada e comendo de tudo um pouco nas quantidades adequadas, basta ReEducar os seus hábitos. 

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